Select Page

PATRONO

ALBINO ALBERTO PINTO NOGUEIRA

Nascido a 7 de Abril de 1945, na Freguesia de Ramalde, concelho do Porto, foi escolhido como Patrono da Academia de Arbitragem, pelo seu percurso e dedicação à Arbitragem do Futsal.

Albino Nogueira iniciou a sua atividade como desportista nos juvenis e juniores do Ramaldense Futebol Clube, tendo, posteriormente, praticado atletismo no Leixões Sport Club, como atleta federado, durante quatro anos.

Seguidamente, foi atleta na modalidade de ciclismo, tendo participado em várias provas como amador. Mais tarde, foi piloto de automóveis, participando em vários ralis a nível nacional e provas de perícia.

A 4 de Novembro de 1974, inscreve-se na Comissão Regional de Árbitros de Futebol do Porto, tendo terminado o curso a 15/03/1975. Na época de 1977/78, passa da 2ª categoria à 1ª categoria regional, subindo ao quadro de acesso na época de 1981/82. A promoção à 3ª categoria nacional ocorre na época de 1983/84.

A sua careira como árbitro da Associação de Futebol do Porto foi da época 1974/75 à de 1989/90. Ainda como árbitro tirou o curso de monitor na época 1984/85, tendo formado dezenas de árbitros desde então. Foi também árbitro assistente (na época fiscal de linha) durante nove anos, a nível nacional.

A 26 de Outubro de 1990 foi-lhe atribuída a categoria de “Árbitro Licenciado Nacional”. A terminar a carreira de árbitro, devido ao limite de idade, recebe voto de louvor do Conselho de Arbitragem (proposto pelo Presidente do mesmo, Dr. Victor Paiva Nogueira, em 1990) pelos relevantes serviços prestados à causa da arbitragem durante a sua atividade.

Da época de 1991/92 à de 1993/94 foi observador.

Na época de 1992/93, a Associação de Futebol do Porto convida-o a pertencer à direção do Conselho de Arbitragem, como vogal.

Destaca-se o facto de ser o responsável pelos primeiros cursos dos árbitros de futebol de cinco, no qual mais tarde foi integrado o Futsal.

Durante vários anos, foi também responsável pela formação dos árbitros de futebol, tendo formado centenas de árbitros no Pelouro de Formação de árbitros.

Quando foi integrado na Direção da Associação de Futebol do Porto, como Vogal, passou a ter a seu cargo o Pelouro das Seleções das camadas jovens.

Presentemente, permanece ao serviço da Direção da Associação de Futebol do Porto, como Vice-Presidente, continuando com o Pelouro das Seleções das camadas jovens.

Albino Nogueira encontra-se ao serviço da Associação de Futebol do Porto há 47 anos.