Decorreu, nos dias 25 a 27 de Setembro, o IV Torneio de Formação da AAAN-AAF, organizado pela Academia de Arbitragem Albino Nogueira – Associação Arbitros de Futsal e com o apoio do Município de Gondomar, da Freguesia de Baguim do Monte, da Associação de Futebol do Porto e da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol.
A iniciativa destinou-se a 12 jovens árbitros que fizeram um balanço positivo da competição. Para Miguel Correia, um dos árbitros participantes, foram “3 dias intensos onde se vive e respira futsal a todos os níveis”. Já para André Gonçalves, que participou pela primeira vez na iniciativa foi “um fim de semana essencial para a nossa aprendizagem” e “uma ótima oportunidade para nos prepararmos para o início da época”, segundo Mariana Moreira. Para Jorge Coelho, mais um estreante na iniciativa, “sem sombra de dúvidas que a participação neste torneio me veio dar um contributo bastante positivo para a minha preparação para a nova época”. Para Leandro Pinto, que repetiu a participação de 2022, “este torneio definitivamente que é uma mais valia para os jovens árbitros. Os especialistas em arbitragem fornecem-nos avaliações sobre a nossa evolução em relação a torneios passados.” Já para Sara Pereira, árbitra da Final e eleita a “Melhor Árbitra do Torneio”, “foi uma experiência espetacular com direito a uma final de casa cheia e bastante orgulho no peito por ter feito parte deste momento!”.
Para Gustavo Barros Pereira, Presidente da AAAN-AAF, a iniciativa voltou a cumprir os seus propósitos: “A Academia fez, este ano, um forte investimento nesta iniciativa! Quisemos evoluir tecnologicamente, para conseguirmos perceber melhor as falhas dos nossos árbitros e ajudá-los a melhorar! Este ano, começamos a formação na sexta-feira; foram 3 dias intensos para os árbitros e, por isso, uma palavras de reconhecimento para o esforço e dedicação que eles demonstraram.”. Relativamente ao futuro, o Presidente garante que o objetivo é inovar e crescer ainda mais: “este ano tivemos todos os jogos gravados, headcams, drones, video-suporte… mas para o ano queremos inovar ainda mais! Tudo pela formação dos Árbitros”.
O Gustavo Barros Pereira referiu ainda: “Quero deixar uma palavra de um enorme agradecimento aos nossos patrocinadores e às entidades que nos apoiaram. Sem eles não era, de forma alguma, possível, organizar esta iniciativa!”